A Global Service Jam é uma iniciativa de âmbito internacional que acontece todos os anos em mais de 300 cidades simultaneamente, e, este ano a cidade do Porto, integrará esta iniciativa com a 3º edição do Porto Service Jam.

Esta iniciativa traduz-se num evento sem fins lucrativos, iniciado em 2011 pela agência de service design sediada na Alemanha, WorkPlayExperience, e organizado nas cidades participantes por entidades independentes e voluntárias.

A Jam é um evento focado na aplicação da metodologia de design de serviços, cocriação, networking significativo e trabalho em equipa durante 48 horas intensivas. Durante este evento, profissionais experientes, de diversas áreas, estarão reunidos numa perspetiva conducente à criação de um serviço inovador.

Service Jam Porto

O Service Jam Porto terá lugar de 20 a 22 de Março na Porto Business School. O evento convida todos os interessados em inovação e design de serviços a responder a um desafio comum. Motivação, criatividade, espírito de experimentação e competição amigável serão o mote das 48 horas deste evento. Os participantes terão de desenvolver um serviço inovador, inspirado num no desafio lançado internacionalmente na Global Service Jam. Este tema é guardado em segredo até ao primeiro dia do evento.

Para quem?

A Porto Service Jam é destinada a todos os interessados em serviços, criatividade e novos desafios. Não é restrita a designers, nem a engenheiros, nem a qualquer outra área específica, todos são bem-vindos! A jam é um evento focado na partilha, no networking significativo, pois não se trata apenas da troca de opiniões, mas do trabalho em equipa durante 48 horas intensivas.

Durante o evento estarão reunidos numa perspetiva conducente à criação de um serviço inovador, profissionais multidisciplinares experientes em design de serviços ou em outras áreas do conhecimento e inovação.

Como funciona?

Seguindo a mesma filosofia das jam sessions musicais, os participantes serão livres para usar a sua imaginação e conhecimento para o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.

A Porto Service Jam não pretende ser uma palestra, mas sim um meio de veicular partilha, conhecimento, criatividade e inovação. Ainda que vão ser apresentados casos de estudo da aplicação da metodologia do design de serviços, cápsulas teóricas de curta duração, o objetivo da jam é trabalhar em conjunto para criar um serviço inovador com o potencial de se tornar real.

O que vou fazer?

  • Experienciar e praticar novas técnicas com auxílio das ferramentas do service design e do design thinking.

  • Partilhar e dar nova trajetória aos conhecimentos provenientes da sua disciplina de trabalho, tendo como resultado ideias e inspirações únicas.

  • Construir os primeiros protótipos das ideias desenvolvidas e testá-las com utilizadores reais.

  • Aprender a desenhar um novo serviço e conseguir feedback sólido e rápido dos utilizadores finais.

  • Aproximar os participantes da comunidade nacional e internacional interessada na inovação.

  • Aprender como aumentar drasticamente a satisfação do consumidor, e ainda, como reduzir e gerir o risco e o custo dos projetos.

 

Um evento internacional sobre inovação e design de serviços que se celebra simultaneamente em mais de 100 cidades do mundo.

 Programa

Sexta-feira (20/03)
18:00-20.30
Sábado (21/03)
09:30-20:00h
Domindo (22/03)
09.30-17:00

Boas-vindas

Breve apresentação sobre a Porto Service Jam, os seus mentores e organizadores

Revelação do tema

Após as apresentações será dado início ao evento com a revelação do tema segredo da Global Service Jam 2020.

Brainstorming

Realização de brainstorming, de modo a explorar e partilhar ideias sobre o tema revelado. Doing not talking!

Formação de equipas

Investigação de campo

O dia irá começar com a definição do tema central de cada projeto e investigação de campo, ou seja, ir ao encontro de utilizadores reais com objetivo de entender diferentes pontos de vista e as reais necessidades.

 

 

Geração de ideias

Após análise de resultados da investigação de campo, os participantes irão definir insights do seu projeto de maneira a gerar ideias para solucionar a problemática encontrada.

 

 

Primeiros protótipos

O dia terminará com a criação e iteração de protótipos.

Testar e iterar protótipos

Este dia será destinado a criar e melhorar protótipos, bem como a preparar um modelo de negócio para o serviço inovador desenvolvido.

 

Sessão aberta - Apresentação dos projetos

Chegamos à reta final! Todos os grupos deverão criar uma apresentação criativa, eficaz e capaz de convencer todos os presentes na apresentação final.

O programa está sujeito a alterações.

Nota: Programa em actualização

"There is nothing like the energy created by jammers! It fuels creativity,

team-work, awesome services & great friendships"

Ana & Ana

Jammers from Ljubljana 

"You can't learn this from a book. My tip is, if you really want to learn about service design, join one of your local Global Service Jam sites."

Mark Stickdorn

Author: This is Service Design Thinking

(and a Jammer)

Talks

Katja Tschimmel

 

É consultora e formadora, investigadora e docente, coach e oradora. Trabalha em dois universos, o empresarial (MINDSHAKE - Consultoria em Pensamento Criativo e Design) e o académico (Porto Business School, FEP, FEUP e Laurea University). É licenciada e doutorada em Design, e tem um Mestrado em Criatividade Aplicada. Investiga, ensina e publica nas áreas da Criatividade, do Design Thinking e da Inovação, tendo publicado os livros The Creativity Virus (2019), Processos Criativos (2011) e o modelo de Design Thinking Evolution 6 (2012), que aplica em ações de formação e coaching em numerosas empresas.

Ginástica Criativa para a Ideação

Na sua Interactive Talk, a Katja Tschimmel vai identificar várias habilidades que aplicamos quando pensamos criativamente. Para incentivar ideas originais na fase da Ideação da Service Jam, a audiência vai receber desafios para resolver de forma criativa. Assim, serão introduzidos e experimentados, processos que fomentam um pensamento fora-da-caixa: divergente, lateral e original. Uma verdadeira sessão de ginástica mental!

Lívia Pinent

 

A Lívia é antropóloga, doutora em Ciências de Comunicação pela UMinho (PT) e mestre em Antropologia Social pela UFRGS (BR). É co-fundadora da Halo Ethnographic Bureau, plataforma de conteúdo para a promoção do pensamento etnográfico.

 

Ethnographic Thinking Road Map: trazendo o pensamento etnográfico para a solução de problemas.

O método etnográfico é uma grande referência em investigação qualitativa, mas parece-nos muito complexo - e demorado - para aplicar na realidade dos negócios. Para além dos extensos trabalhos de campo, o que a etnografia oferece-nos é uma nova forma de pensar e construir o objeto da investigação, no que também podemos chamar de "reframe do problema". Esta talk tem por objetivo apresentar um framework de projeto com base no pensamento etnográfico aliado à rotina de desenvolvimento de projetos de forma ágil e rica em insights!

 Pessoas 

Danilo Cruz

Host 

João Amaral

Host

Manuel Machado

Host

Global Service Jam no Porto

Ecosystem Connectors

limao-no-ponto-logo (1).png

Anfitrião

Apoio

Core 77

Service Design Awards

"The Global Service Jam (...) has led to the creation of a huge and passionate community of designers. ."

onde?

Avenida Fabril do Norte, 425, 4460-314 Matosinhos

 

 

Coordenadas GPS: 41.182873,-8.654078

 

Metro:
A Porto Business School fica a 100 metros da estação de metro das Sete Bicas. Na saída, basta virar à esquerda.

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now