A Global Service Jam é uma iniciativa de âmbito internacional que acontece todos os anos em mais de 300 cidades simultaneamente, e, este ano a cidade do Porto, integrará esta iniciativa com a 3º edição do Porto Service Jam.

Esta iniciativa traduz-se num evento sem fins lucrativos, iniciado em 2011 pela agência de service design sediada na Alemanha, WorkPlayExperience, e organizado nas cidades participantes por entidades independentes e voluntárias.

A Jam é um evento focado na aplicação da metodologia de design de serviços, cocriação, networking significativo e trabalho em equipa durante 48 horas intensivas. Durante este evento, profissionais experientes, de diversas áreas, estarão reunidos numa perspetiva conducente à criação de um serviço inovador.

Service Jam Porto

A Porto Service Jam terá lugar de 29 a 31 de Março no espaço Porto Innovation Hub. O evento convida todos os interessados em inovação e design de serviços a responder a um desafio comum. Motivação, criatividade, espírito de experimentação e competição amigável serão o mote das 48 horas deste evento. Os participantes terão de desenvolver um serviço inovador, inspirado num no desafio lançado internacionalmente na Global Service Jam. Este tema é guardado em segredo até ao primeiro dia do evento.

Para quem?

A Porto Service Jam é destinada a todos os interessados em serviços, criatividade e novos desafios. Não é restrita a designers, nem a engenheiros, nem a qualquer outra área específica, todos são bem-vindos! A jam é um evento focado na partilha, no networking significativo, pois não se trata apenas da troca de opiniões, mas do trabalho em equipa durante 48 horas intensivas.

Durante o evento estarão reunidos numa perspetiva conducente à criação de um serviço inovador, profissionais multidisciplinares experientes em design de serviços ou em outras áreas do conhecimento e inovação.

Como funciona?

Seguindo a mesma filosofia das jam sessions musicais, os participantes serão livres para usar a sua imaginação e conhecimento para o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.

A Porto Service Jam não pretende ser uma palestra, mas sim um meio de veicular partilha, conhecimento, criatividade e inovação. Ainda que vão ser apresentados casos de estudo da aplicação da metodologia do design de serviços, cápsulas teóricas de curta duração, o objetivo da jam é trabalhar em conjunto para criar um serviço inovador com o potencial de se tornar real.

O que vou fazer?

  • Experienciar e praticar novas técnicas com auxílio das ferramentas do service design e do design thinking.

  • Partilhar e dar nova trajetória aos conhecimentos provenientes da sua disciplina de trabalho, tendo como resultado ideias e inspirações únicas.

  • Construir os primeiros protótipos das ideias desenvolvidas e testá-las com utilizadores reais.

  • Aprender a desenhar um novo serviço e conseguir feedback sólido e rápido dos utilizadores finais.

  • Aproximar os participantes da comunidade nacional e internacional interessada na inovação.

  • Aprender como aumentar drasticamente a satisfação do consumidor, e ainda, como reduzir e gerir o risco e o custo dos projetos.

 

Um evento internacional sobre inovação e design de serviços que se celebra simultaneamente em mais de 100 cidades do mundo.

 Programa 

Sexta-feira (29/03)
18:00-20.30
Sábado (30/03)
09:30-20:00h
Domindo (31/03)
09.30-17:00

Boas-vindas

Breve apresentação sobre a Porto Service Jam, os seus mentores e organizadores

Revelação do tema

Após as apresentações será dado início ao evento com a revelação do tema segredo da Global Service Jam 2019.

Brainstorming

Realização de brainstorming, de modo a explorar e partilhar ideias sobre o tema revelado. Doing not talking!

Formação de equipas

Investigação de campo

O dia irá começar com a definição do tema central de cada projeto e investigação de campo, ou seja, ir ao encontro de utilizadores reais com objetivo de entender diferentes pontos de vista e as reais necessidades.

 

 

Geração de ideias

Após análise de resultados da investigação de campo, os participantes irão definir insights do seu projeto de maneira a gerar ideias para solucionar a problemática encontrada.

 

 

Primeiros protótipos

O dia terminará com a criação e iteração de protótipos.

Testar e iterar protótipos

Este dia será destinado a criar e melhorar protótipos, bem como a preparar um modelo de negócio para o serviço inovador desenvolvido.

 

Sessão aberta - Apresentação dos projetos

Chegamos à reta final! Todos os grupos deverão criar uma apresentação criativa, eficaz e capaz de convencer todos os presentes na apresentação final.

O programa está sujeito a alterações.

"There is nothing like the energy created by jammers! It fuels creativity,

team-work, awesome services & great friendships"

Ana & Ana

Jammers from Ljubljana 

 Pessoas 

Danilo Cruz

Host 

João Amaral

Host

Manuel Machado

Host

Sofia Peres

Host

Marco Coelho

Facilitador

Sara Noronha

Facilitador

Helder Teixeira

Facilitador

Inês Vale 

Facilitador

Marta Fernandez

Facilitador

Tânia Santos

Facilitador

Daniel Santos

Facilitador

Nathalie Stembert

Facilitador

Gabriela Anjos 

Facilitador

Carolina Negrão

Facilitador

Beatriz Renault

Facilitador

"You can't learn this from a book. My tip is, if you really want to learn about service design, join one of your local Global Service Jam sites."

Mark Stickdorn

Author: This is Service Design Thinking

(and a Jammer)

uma iniciativa

produzido por

com o apoio

limao-no-ponto-logo (1).png

Core 77

Service Design Awards

"The Global Service Jam (...) has led to the creation of a huge and passionate community of designers. ."

Como foi o SJP 2018

onde?

Largo do Dr. Tito Fontes 15 4000-538, Porto

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now